Este blog é destinado aos alunos e pais da turma 21 do 2º ano da E.E.E.F. Ildefonso Gomes e tem como principal objetivo divulgar os projetos e novas aprendizagens conquistadas pelos alunos durante o ano em que estiverem nesta turma. A cada início de ano serão novos alunos participando do blog.
domingo, 22 de junho de 2014
Novo endereço
Olá pessoal!!!!!!
Estou fazendo a divulgação do meu trabalho no facebook: Espaço de atividades Profe Magda,
curtam a página, espero sua visita!!!!!!
quinta-feira, 3 de abril de 2014
Dia Internacional da Mulher
domingo, 16 de março de 2014
8 dicas para estimular seu filho a escrever
8 dicas para estimular seu filho a escrever
Como criar um ambiente favorável para despertar e ajudar seu filho a manter o gosto pela escrita
Para qualquer lugar que se olhe é possível perceber: vivemos em um mundo letrado. Nomes de lojas, indicações no trânsito, anúncios, destinos de ônibus, embalagens de produtos, na caixa do brinquedo, no videogame, as letras estão por toda a parte, dentro e fora de casa. E por isso, o contato das crianças com a escrita acontece muito antes de isso ser trabalhado formalmente na escola.
São os pais, portanto, os primeiros a terem a oportunidade de apresentar esse maravilhoso universo a seus filhos e ajudar a tornar a escrita, mais do que algo prático, em um prazer. Não se trata, no entanto, de assumir a missão de ensinar o filho a escrever. Apenas criar (e manter) uma boa base para o trabalho que a escola fará depois.
"Tão importante quanto um ambiente que seja favorável e estimule a curiosidade é o respeito ao ritmo da criança. Não é saudável a ansiedade em ver o filho escrevendo precocemente, pois isso gera uma pressão que poderá levar a um desinteresse mais para frente", comenta Sonia Maria Sellin Bordin, fonoaudióloga doutorada pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
Mesmo após o período de alfabetização, há muito o que fazer em casa. "É preciso trazer a escrita para a rotina e envolver a criança em situações nas quais ela é utilizada", defende Silmara Carina Munhoz, doutora em psicologia e professora da Faculdade de Educação da UnB (Universidade de Brasília).
As duas especialistas apresentam dicas de como despertar e ajudar seu filho a manter o gosto pela escrita.
Texto Luciana Fleury
sábado, 15 de março de 2014
Ano Novo, novas turmas. Sejam bem vindos!!!!!!!
Dinâmica bem legal onde os alunos desenharam como estavam se sentindo ao retornarem para a escola. Foi bem interessante pois além de fazerem o desenho também se manifestaram para os colegas fazendo a sua apresentação e conhecendo os novos colegas.
segunda-feira, 27 de janeiro de 2014
Dicas para seu filho se dar bem na escola
O apoio dos pais e a manutenção de um bom ambiente familiar como extensão da escola são fatores indispensáveis para o desenvolvimento educacional das crianças.A família pode colaborar de várias maneiras: participando das reuniões da escola e verificando o caderno do estudante diariamente; conversando sobre o cotidiano da escola - o que foi ensinado naquele dia; que tipo de trabalhos foram feitos com os colegas - e impedindo que a criança falte às aulas.
1. Ajude na melhoria do rendimento escolar
2. Pergunte o que ele aprendeu
3. Não o deixe faltar às aulas
4. Estimule-o a estudar
5. Combine um horário de estudo
6. Mostre que estudar é um prazer
7. Seja paciente
8. Confira os cadernos
9. Pergunte nas reuniões
10. Converso sobre as notas
11. Garanta o acesso aos livros
12. Ler sempre
13. Abuse das bibliotecas
14. Brinque com o seu filho
15. Seja coerente
16. Use dicionário
17. Escreva sempre
18. Acompanhe o Ideb
19. Conheça os professores
20. Valorize o professor
21. Converse com o professor
22. Engaje-se na escola
23. Vá às reuniões escolares
domingo, 5 de janeiro de 2014
Férias em família
Os pais precisam dedicar um pouco de seu tempo para ficar com os filhos durante as férias
As férias podem unir pais e filhos e aproximá-los em seu convívio. "Algumas atividades fazem com que os pais conheçam mais de seus filhos e vice-versa, tornando o entendimento entre eles melhor no restante do tempo", explica Cristiane de Figueiredo Teixeira, treinadora desportiva e professora de Educação Física das redes particular e estadual de ensino de São Paulo.
Para que os laços sejam mesmo reforçados é necessário que os pais tenham real vontade de realizar essa aproximação - e vontade significa também dedicar tempo, esforço e criatividade. Mas o resultado vale a pena, pois não só todos se divertem, como a criança se sente motivada e amada. O segredo, aqui, é trocar. Cristiane sugere:
Apresente ao seu filho uma brincadeira típica de sua infância. Em seguida, aprenda com ele uma brincadeira de que ele goste na atualidade;
Assista com seu filho a um filme que marcou a sua infância. Depois, veja em sua companhia um dos filmes favoritos dele;
Cante para o seu filho uma música que tenha marcado a sua infância. Peça também para ele cantar uma música para você;
Pesquise na Internet, em livros ou em revistas fotos de roupas usadas na época de sua infância. Depois, tente usar uma roupa semelhante às que ele usa hoje;
Proponha uma atividade edificante ao seu filho, como plantar uma árvore ou construir um brinquedo;
Façam um desenho a quatro mãos retratando um dia de férias que passaram juntos.
Assinar:
Postagens (Atom)